A negociação pode ser aprimorada sempre, não é um dom inato. Pelo contrário é uma habilidade que desenvolvemos e aperfeiçoamos à medida que usamos.
Um bom negociador é capaz de vender mais e melhor, não há dúvidas. Vendas bem-sucedidas não acontecem por causa de um fator apenas. São muitas variáveis envolvidas em uma negociação.
Algumas atitudes são primordiais para o sucesso de uma negociação de vendas. Algumas delas são:
-  Estabeleça uma atmosfera positiva para a negociação
Para começar, gosto de pensar na construção do contexto da negociação. Significa dizer, preparar o terreno, encontrar o melhor momento para abordagem de vendas.
Isso porque para uma boa negociação de vendas é preciso garantir que seu lead está disposto a te ouvir, aberto e receptivo à sua proposta e à troca. Caso, seu possível cliente se mostre inacessível, a experiência da negociação será ruim.
-  Saiba ouvir
Não se esqueça que durante uma negociação, ouvir seu lead é muito importante, não basta apenas apontar as qualidades da sua solução. Saber ouvir é crucial, demonstre curiosidade, interesse pelos dilemas do outro e empatia.
Faça perguntas interessantes, que demonstrem que você conhece o universo do outro e se interessa, criando conexão, rapport. As informações que o lead fornece podem ser valiosas para consolidar seus argumentos de vendas.
Uma negociação demasiadamente expositiva é prejudicial para os seus resultados. É preciso encontrar um equilíbrio entre a exposição e a recepção de informações.
-  Estruture estrategicamente sua proposta
Em vendas complexas é essencial estar bem-preparado para a negociação.
Cercar-se do máximo de dados possível sobre o setor, entender a solução da empresa, o público-alvo, e, sobretudo, saber bem quais são problemas que você pode ajudar a solucionar, estruturando uma proposta completa e atrativa.
Com essas informações em mão, é possível entender melhor o comportamento e a dor do lead e orientar sua abordagem de acordo com a necessidade real e o momento de sua jornada de compra.
Ademais, entender bem a realidade do lead permite que você desenvolva um diálogo mais fluído, consiga fazer proposições mais alinhadas às expectativas e desejos do prospect.
-  Atenção aos limites da sua proposta na negociação
Conheça, também, os limites da sua empresa. Na hora de negociar, um dos piores erros é tentar propor algo que não é possível cumprir. Tenha clareza do objetivo de sua proposta, sabendo até onde é possível e vantajoso ceder.
Tenha em mente 3 cenários:
- O melhor resultado possível e esperado
- O mínimo aceitável: o limite para a sua proposta.
III. Um resultado negativo: a possibilidade de uma renegociação ou quando desistir de fato da proposta.
-  Inteligência emocional

Demonstrar nervosismo pode ser fatal, criar uma impressão ruim do lead sobre você. Busque o equilíbrio emocional e saiba lidar com as emoções negativas e o estresse.
Esteja pronto para qualquer pergunta, se antecipe aos possíveis argumentos do seu prospect e saiba como responder a eles, tenha em mente diferentes possíveis cenários e se prepare para eles.
Assim, você será capaz de reagir da melhor forma diante de qualquer objeção e questionamento, e poderá improvisar se for necessário.
-  Não transforme a negociação em disputa
Uma boa negociação deve ter foco na construção de um relacionamento comercial duradouro e de qualidade. Então, é essencial manter a mente focada e não estabelecer uma atmosfera de oposição.
Argumentar e contra-argumentar, nesse caso, precisam ser atitudes leves, visando o benefício de ambas as partes. Para provar um ponto é preciso demonstrar como seu possível cliente ganha ou deixa de perder.
Não há espaço para uma disputa em uma negociação. A atmosfera deve ser de colaboração para atingir objetivos juntos. Mantenha um tom positivo.
-  Clareza
Em uma negociação é muito importante se expressar bem, comunicar com clareza, destacando os pontos de interesse do lead. Sua comunicação deve ser assertiva e coerente.
Opte pelo essencialismo e mantenha a simplicidade. Não se estenda muito em tópicos que possam ser irrelevantes para construir a justificativa de compra. Não perca tempo com opções que possam confundir o seu prospect.
Construa uma argumentação direta e objetiva para justificar a aquisição e os benefícios da parceria. Demonstre como a sua solução é uma boa oportunidade de solucionar dores e significa um incremento para a organização.
Saiba elencar os seguintes pontos:
– Por que a sua solução significa um bom investimento? Qual é a projeção do ROI (retorno sobre o investimento)?
– Por que sua solução é eficiente para solucionar a dor específica do seu lead?
– Qual é a comprovação de que a solução funciona no caso em questão? Demonstre com um case de sucesso ou através de lógica.
-  Adição de valor
Reforce os diferenciais da sua proposta, tangibilize sua oferta demonstrando mais do que porque a sua solução é ideal, destaque o valor agregado que vai além do produto ou serviço em si, realce:
I. como a sua entrega é eficiente e se adapta à realidade da empresa que a contrata
II. a capacidade para proporcionar uma boa experiência ao cliente
III. as consequências negativas do não investimento – acrescida a justificava financeira para a aquisição.
-  Compromisso
Demonstrar que a sua empresa preza pela transparência, cumpre com os compromissos, é bem avaliada e tem reputação e autoridade no mercado pode ser a cartada final para convencer seu lead a contratar sua proposta.
Para conquistar a confiança de um novo cliente é preciso mais do que encanta, você deve provar seu valor com argumentos, validando-os e criando autoridade.
-  Seja criativo
Criatividade, flexibilidade e adaptabilidade também são habilidades essenciais em uma negociação, assim como a persuasão e orientação para resultados.
Para saber mais sobre negociação de vendas de sucesso e se aprofundar otimizando seus resultados, conheça o meu curso: Propostas Persuasivas.

 
  
  
  
 

